quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Sonda Voyager 1 é primeiro veículo espacial a deixar o Sistema Solar

A sonda Voyager 1 saiu oficialmente do sistema solar e explora uma região obscura e fria da galáxia, anunciou a Nasa nesta quinta-feira sobre o pioneiro veículo de testes lançado em 1977.
"Agora que temos novas informações-chave, acreditamos que este é um salto histórico em direção ao espaço interestelar", disse Ed Stone, cientista do projeto Voyager, com sede no Instituto Tecnológico da Califórnia, em Pasadena.
Novas análises de densidade de plasma no entorno da nave se revelaram conformes às que foram encontradas na região interestelar e previstas nos modelos, afirmaram os cientistas da Universidade de Iowa, entre os quais está Don Gurnett, que publicaram seu estudo no site da revista americana Science.
Segundo esses astrofísicos, a Voyager, que está a mais de 18 bilhões de quilômetros do Sol, saiu da heliopausa, região fronteiriça do Sistema Solar, e entrou no frio e na escuridão do espaço interestelar por volta de 25 de agosto de 2012.
"Demos pulos de surpresa quando comprovamos essas oscilações em nossos dados, já que mostravam que a nave estava em uma área totalmente nova, de acordo com o que se pode esperar do espaço interestelar, e totalmente diferente da heliosfera", explicou Don Gurnett.
Este momento histórico tão aguardado gerou polêmicas nos últimos meses. Dois estudos publicados este ano, o último deles em agosto, e baseados em outros dados, tinham concluído que a sonda tinha deixado o Sistema Solar no ano passado, mas a Nasa avaliou que não eram conclusivos.
Fonte: R7

0 comentários:

Enviar um comentário