terça-feira, 1 de abril de 2014

Drone não identificado cai em ilha sul-coreana próxima à fronteira marítima com a Coreia do Norte


Um avião não tripulado caiu em uma ilha sul-coreana perto da fronteira marítima com a Coreia do Norte, informou nesta terça-feira uma autoridade do Ministério da Defesa da Coreia do Sul, desencadeando uma investigação sobre se a aeronave era de Pyongyang.

O drone caiu na ilha de Baengnyeong por volta das 16h de segunda-feira (3h da manhã no horário de Brasília), quando a Coreia do Norte disparou centenas de tiros de artilharia no mar perto da disputada fronteira marítima. Isso provocou uma semelhante demonstração de força da Coreia do Sul como resposta.

Os militares sul-coreanos tentam verificar de onde o drone tinha vindo e qual o seu propósito poderia ter sido, e também investigam qualquer ligação possível com operações de espionagem da Coreia do Norte, informou uma autoridade militar, que pediu para não ser identificado.

A Coreia do Norte disparou mais de 100 tiros de artilharia em águas sul-coreanas, como parte de um exercício na segunda-feira, o que levou o Sul a responder o fogo.

A agência de notícias Yonhap, citando uma autoridade sul-coreana não identificada do governo, informou que o drone tinha de dois a três metros de comprimento e composto por um motor japonês e peças chinesas, assim como uma pequena câmera.

A Yonhap também disse que o drone é semelhante a um outro encontrado em uma cidade de fronteira no mês passado.

A Coreia do Norte divulgou imagens de TV no ​​ano passado de drones que foram modificado para colidir com alvos pré-determinados, mas acredita-se que não são capazes de realizar ataques aéreos ou voos de vigilância de longo alcance.

Os aviões de controle remoto pequenos, disponíveis comercialmente, podem ser modificado para carregar câmeras de vídeo e outros equipamentos de vigilância.

Fonte: Extra / Terra

0 comentários:

Enviar um comentário