terça-feira, 25 de março de 2014

Mato Grosso já registra 15 casos da gripe H1N1 em 2014


Mato Grosso já registra 15 casos da gripe H1N1, destes 9 já foram curados e 6 ainda se encontram em investigação. Só em Cuiabá foram apontados 9 registros, em Várzea Grande foram listadas 3 ocorrências, os municípios de São Félix, Sapezal e Nova Maringá tiveram 1 caso cada. As informações são da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), e compreendem o período de 1º de janeiro até a data de hoje (25).

Em contrapartida, a Secretaria de Saúde de Cuiabá, alega que o relatório da Vigilância Sanitária do município apontou apenas 6 registros da influenza. Cinco das suspeitas já tiveram material coletado para análise, mas ainda não saiu o resultado, e um foi confirmado.

A confirmação trata-se de uma mulher, de 54 anos, que encontra-se em estado grave, em tratamento na UTI de um hospital particular da capital.

No ano passado o Estado registrou mais de 100 casos da influenza H1N1, destes resultaram em 3 mortes em Mato Grosso.

As secretarias de saúde, tanto do Estado como do Município alertam a população quanto os sintomas da influenza H1N1, que podem se confundir com os de uma gripe comum, uma vez que ela também se manifesta através de febre alta, dores repentinas de cabeça ou muscular, irritação dos olhos, coriza e cansaço e em alguns casos, também pode haver vômito e diarréia.

Para se proteger da contaminação, alguns cuidados básicos como lavar as mãos com frequência com água corrente e sabão, ou desinfetá-las com álcool, evitar contato com pessoas infectadas e não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal, podem ajudar na prevenção da doença.

Fonte: GazetaDigital / MatoGrossoNews

0 comentários:

Enviar um comentário