quarta-feira, 26 de março de 2014

Júri nos EUA condena genro de Bin Laden por terrorismo


Suleiman Abu Ghaith, um genro de Osama bin Laden, foi considerado nesta quarta-feira culpado de acusações relacionadas a terrorismo, após um julgamento de três semanas que revelou detalhes extraordinariamente vívidos das ações do ex-líder da Al Qaeda nos dias que se seguiram aos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.

Abu Ghaith, de 48 anos, clérigo muçulmano nascido no Kuweit, pode pegar prisão perpétua, depois que um júri de um tribunal federal de Nova York o condenou pelas acusações de conspirar para matar norte-americanos e dar apoio material a terroristas e de fornecer esse apoio.

Os jurados levaram pouco mais de um dia para chegar ao um veredito em um tribunal que fica a poucas quadras do World Trade Center, destruído nos atentados com aviões sequestrados, quase 13 anos atrás.

O advogado nomeado pelo tribunal para a defesa de Abu Ghaith, Stanley Cohen, disse que há várias questões que ele irá levantar quando recorrer.

Incluem a decisão do juiz distrital dos EUA Lewis Kaplan de impedir o depoimento de Khalid Sheikh Mohammed, nascido no Paquistão, o homem que o governo dos EUA acusa de ser o mentor dos ataques que mataram quase 3.000 pessoas em Nova York, Washington e Pensilvânia.

"Ele se manteve estoico, estava relaxado", disse Cohen sobre a reação de Abu Ghaith ao veredito. "Acho que ele sente que era impossível, dadas as circunstâncias, receber um julgamento justo."

O juiz marcou a data de 8 de setembro para divulgar a pena de prisão.

Fonte: Reuters

0 comentários:

Enviar um comentário