terça-feira, 1 de outubro de 2013

Israel está pronto para agir sozinho contra o Irã, diz Netanyahu


Premiê israelense questionou as intenções iranianas em sua recente aproximação com o Ocidente

Israel está pronto para agir sozinho para evitar que o Irã produza uma bomba atômica, declarou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em um discurso na Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira.

"Israel não permitirá que o Irã obtenha armas nucleares. Se Israel for forçado a permanecer sozinho, Israel permanecerá sozinho", declarou a líderes mundiais e ministros na cúpula da ONU.

Netanyahu também afirmou que o presidente iraniano, Hassan Rohani, "é um lobo em pele de cordeiro" e suas palavras a favor de um diálogo sobre a questão nuclear contrastam com as ações de seu país. "Quem dera poder acreditar nas palavras de Rohani, mas não posso", disse.

O primeiro-ministro israelense argumentou que existem grandes "contradições" entre o que o presidente iraniano fala e os movimentos de Teerã nos últimos anos em relação ao seu programa nuclear. "O Irã quer estar em uma posição de correr para construir bombas nucleares antes que a comunidade internacional possa detectar isso e impedi-lo", alegou.

Netanyahu também pediu que a comunidade internacional não retire as sanções impostas sobre o Irã até o governo de Teerã dar um fim de forma total e verificável ao seu programa nuclear militar. "A comunidade internacional tem o Irã contra as cordas. Se deseja por fim de forma pacífica ao programa iraniano de armas nucleares não se pode afrouxar a pressão, mas sim mantê-la", afirmou Netanyahu em seu discurso na Assembleia Geral da ONU.

Além disso, ele afirmou que um Irã com armas nucleares seria uma ameaça mais perigosa do que a Coreia do Norte. "Não importa o quão perigosa seja uma Coreia do Norte nuclearmente armada, isso não é nada em comparação com o perigo de um Irã nuclearmente armado", disse. "Um Irã com armas nucleares no Oriente Médio não seria outra Coreia do Norte - seria outras 50 Coreias do Norte", ressaltou.

Um diplomata iraniano presente no encontro da ONU afirmou que o governo de seu país rejeita as alegações de que esteja buscando produzir uma bomba.

Fonte: UOL - The National - ABC News

0 comentários:

Enviar um comentário