terça-feira, 24 de setembro de 2013

Nova ilha surge após terremoto no Paquistão do dia 24 de setembro de 2013

Um poderoso terremoto de 7,7 graus de magnitude atingiu o sudoeste do Paquistão nesta terça-feira, matando pelo menos 45 pessoas no Baluchistão, além de criar uma nova ilha ao largo da costa Gwadar na sua esteira, segundo Express News.

Os tremores foram sentidos até a capital indiana Nova Deli.

O tremor ocorreu às 04:29 hora local ( 1129 GMT) em torno de 100 quilômetros (60 milhas ) ao sudoeste da cidade de Khuzdar, na província de Baluchistão, a uma profundidade de 15 quilômetros .

O United States Geological Survey ( USGS) mediu o terremoto de magnitude 7,7, registrando a sua duração em até oito segundos.

No litoral Gwadar, o terremoto criou uma pequena ilha a cerca de um quilômetro no mar perto de uma área chamada ” Jhanda ‘, de acordo com a Express News .

A ilha recém aparecida é dita ter um terreno montanhoso que sube até cem pés. Uma grande multidão foi vista se reunindo no local para ver a nova ilha.

Fonte do vídeo: AshamTV

A área do epicentro é pouco povoada, mas o USGS emitiu um alerta vermelho para o terremoto, que deixou tremores de até 5,9 de magnitude, segundo o departamento de meteorologia .

O meteorologista paquistanês, Muhammad Riaz, disse à emissora de TV Dunya que era um “grande terremoto” e “destruição pesada” era provável.

Pequenos tremores foram sentidos tão distantes como Nova Deli, enquanto os trabalhadores de escritório na cidade de Ahmedabad, perto da fronteira com o Paquistão, correram para fora dos edifícios e para a rua.

Mumtaz Baluch, oficial sênior da administração local, no distrito Awaran, a 350 quilômetros ao sudoeste de Quetta, disse à AFP: “Há relatos de casas que desabaram no distrito devido ao terremoto”.

“Nós temos enviado nossas equipes para a área afetada para determinar as perdas.”

Em abril, um terremoto de 7,8 graus de magnitude centrado no sudeste do Irã, perto da fronteira com o Baluchistão, matou 41 pessoas e afetou mais de 12 mil no lado paquistanês da fronteira.

As pessoas que trabalham em escritórios Karachi correram para fora do prédio e sentaram-se sobre os trilhos ao longo das estradas ou ficaram longe dos edifícios.

“Minha mesa de trabalho puxou um pouco e de novo e eu impulsivamente corremos para fora “, Noor Jabeen, uma mulher de 28 anos que trabalha para uma companhia de seguros disse, respirando pesadamente.

“Não foi tão intenso, mas foi terrível “, disse Owais Khan, que trabalha para um escritório do governo provincial.

“Sempre que eu sinto solavancos ele me lembra do terremoto de 2005 na Caxemira “, disse Amjad Ali, de 45 anos, IT posição oficial na estrada, disse .

Fonte do vídeo: AshamTV
Fonte: Caminho Alternativo - Tribune - G1 - Voz da Rússia

0 comentários:

Enviar um comentário