quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Mais de 2 milhões de crianças sírias correm risco de desnutrição, diz ONG

Mais de dois milhões de crianças na Síria correm o perigo de desnutrição devido ao conflito armado nesse país, alertou nesta segunda-feira a organização humanitária britânica "Save the Children".

Em comunicado, a ONG informa que os afetados pelos confrontos bélicos na Síria não puderam comprar comida suficiente, enquanto os preços dos alimentos subiram e há dificuldades para a produção de mantimentos.

Nas zonas rurais de Damasco, um de cada 20 menores está desnutrido, segundo a "Save the Children", que reuniu testemunhos de pessoas refugiadas nos países vizinhos que denunciaram as dificuldades das famílias para alimentar seus filhos.

A ONG destacou que muitas crianças se viram obrigadas a viver de lentilhas e pão durante dias.

Além disso, a organização cita o caso de uma família que, devido às explosões, se refugiou no porão de uma casa, onde seus membros se alimentaram apenas com pão durante quatro dias.

A falta de alimentos disparou os preços até o ponto que as provisões básicas subiram até 100%, segundo a organização humanitária.

"As crianças da Síria ficaram traumatizadas pelo horror da guerra. O conflito já deixou milhares de crianças mortas e agora há uma ameaça dos meios para subsistir", afirmou o diretor da organização, Justin Forsyth.

"Se o mundo não pode colocar-se de acordo sobre como pôr fim ao conflito, pode colocar-se de acordo em que a ajuda deve chegar a cada criança que precisa na Síria. Não há espaço para o atraso ou o argumentação", acrescentou.

Há uma semana, Estados Unidos e Rússia chegaram em Genebra a novos acordos para que a Síria entregue suas armas químicas após o devastador ataque do último dia 21 de agosto em Damasco.

Fonte: UOL - Gazeta Do Povo - Correio Da Manhã

0 comentários:

Enviar um comentário