sábado, 5 de abril de 2014

Forte explosão em vulcão lança rochas e cinzas no Equador


Uma forte explosão no vulcão Tungurahua, no Equador, nesta sexta-feira (4) gerou uma erupção de cerca de cinco minutos, com o lançamento de rochas incandescentes e de uma coluna de cinzas de dez quilômetros acima do nível da cratera, segundo informações do Instituto Geofísico do país.

A explosão aconteceu às 18h10 locais (20h10 de Brasília) e as rochas pulverizadas (fluxos piroclásticos) desceram pelas encostas dos flancos noroeste e norte do vulcão, segundo o órgão. Às 18h16 (20h16 de Brasília) aconteceu outra pequena erupção de quatro minutos de duração, enquanto às 18h24 (20h24 de Brasília) foi registrado um leve tremor de emissão contínua, segundo o instituto, que acrescentou que durante o dia ocorreram cinco explosões moderadas.

A instituição disse ainda que houve precipitação de fragmentos de rocha em Bilbao e Cusúa, e de cinzas em Píllaro.

Em fevereiro, o vulcão experimentou outro aumento de suas atividades com explosões e emissão de cinzas, que atingiram várias regiões do país, inclusive a capital Quito, a 180 quilômetros de distância da montanha.

O Instituto Geofísico mantém uma estreita vigilância sobre o comportamento do Tungurahua, cujo processo de erupção começou em 1999 e se caracterizou por intercalar momentos de grande atividade com lapsos de relativa calma. O Tungurahua, de 5.016 metros de altitude e situado no centro dos Andes equatorianos, é um dos mais de 50 vulcões que existem no país.

Fonte: G1 / AFP / EFE

0 comentários:

Enviar um comentário