quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Obama diz que EUA e França trabalharão "lado a lado" por segurança global


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta terça-feira que seu país e a França continuarão trabalhando "lado a lado" pela segurança global, colaborando para que o Irã cumpra o acordo sobre o programa nuclear e para pôr fim à morte "indiscriminada de civis" na Síria.

"Permanecer unidos e usar nossa liberdade para melhorar as vidas de nossos cidadãos, isso é o que faz da França um de nossos aliados mais próximos", destacou Obama no início da entrevista coletiva conjunta com o presidente francês, François Hollande, na Casa Branca.

O nível de cooperação atual entre os países "era impensável há uma década", ressaltou Obama em alusão ao distanciamento vivido quando a França se opôs à invasão americana do Iraque.

Obama, para quem a aliança bilateral "se transformou", elogiou a "coragem e a resolução" de Hollande nos conflitos na Síria e no Mali, e sua capacidade para "cumprir suas responsabilidades como líder global".

Também ressaltou a unidade com a França em relação ao Irã para que o país demonstre "seriedade" no cumprimento do acordo sobre seu programa nuclear e reiterou sua oposição a novas sanções porque "podem pôr em perigo a solução diplomática".

Em relação à Síria, Obama lembrou que os Estados Unidos e a França continuam trabalhando juntos na ONU para conseguir que se ponha fim "à morte indiscriminada de civis" nesse país.

A cooperação bilateral também deve ser incrementada no terreno econômico para "potencializar as exportações e criar trabalhos", afirmou Obama, que citou, além disso, que chegou a um compromisso com Hollande para melhorar a parceria contra a mudança climática.

"Nossos países sempre foram amigos, mas agora confiamos um no outro de uma maneira sem precedentes", corroborou Hollande no início da conferência conjunta.

Fonte: EFE

0 comentários:

Enviar um comentário