quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Tufão Wipha provoca mortes e muita destruição no Japão


A passagem do tufão Wipha, o mais potente da última década, deixou muita destruição sobre parte do Japão nas últimas 24 horas.

Segundo informações do governo local, até o inicio da noite desta quarta-feira (16), já haviam sido confirmadas 17 mortes e outras 45 pessoas estavam desaparecidas.

Somente na ilha de Izu Oshima, 16 pessoas morreram vítimas de alagamentos e deslizamentos de terra.
O tufão Wipha, o 26º da temporada 2013 e o terceiro que afeta o Japão – depois do Toraji e do Man-yi, que deixaram juntos quatro mortes no país -, trouxe ventos quase tão fortes como o Tokage, que castigou o leste do Japão em outubro de 2004. O tufão em questão, o pior da última década, deixou 89 mortos e chegou a provocar prejuízos de US$ 3,2 bilhões.

Desde então, só o tufão Talas, que afetou o centro da ilha de Honshu menos de cinco meses depois do terremoto e tsunami de março de 2011, deixou um saldo de mortos tão alto no país asiático (68).

No entanto, ambos os tufões citados ainda ficam muito longe dos estragos causados pelo ‘supertufão’ Vera, que em 1959 matou mais de cinco mil pessoas no Japão.

Por causa desta catástrofe, as autoridades do país começaram a instalar sistemas cada vez mais sofisticados para prever o impacto destes potentes fenômenos meteorológicos.




Fonte: De Olho No Tempo

0 comentários:

Enviar um comentário