quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Tribunal do México proíbe o plantio de milho geneticamente modificado da Monsanto


Um tribunal mexicano suspendeu a emissão de licenças para multinacionais como a Monsanto, Syngenta e Pioneer GM milho plantio piloto comercial escala experimental no México.

Milho transgênico representa “o risco de dano iminente ao meio ambiente”, argumentou Jaime Eduardo Verdugo, o juiz da Corte Federal do Distrito de Reis Civil importa Cidade do México, informou a imprensa local.

Além disso, o juiz ordenou que o Ministério da Agricultura e Ministério do Meio Ambiente suspender imediatamente “todas as atividades relacionadas ao plantio de milho transgênico no país.”

“A decisão do juiz é o primeiro passo para a melhor proteção da diversidade biológica do nosso país e no pleno reconhecimento dos direitos humanos dos mexicanos a um meio ambiente saudável, à qualidade dos alimentos e do milho como um patrimônio cultural”, Greenpeace disse em seu website.

“A maior conquista desta resolução é que, eventualmente, o Judiciário concordou em participar do debate sobre os danos ou benefícios da introdução de milho transgênico no país”, disse por sua parte organizações sociais que promoveram uma demanda para o tribunal para entregar a sua decisão .

Eles também lembrou que os cultivos transgênicos, bem como ter um impacto sobre a biodiversidade, afetam negativamente o meio ambiente e os agricultores, incentivando o monopólio eo controle da biotecnologia transnacional, com base em nossos grãos.
No entanto, representantes do Ministério da Agricultura advertiu que o México terá que entrar no debate sobre plantio GM, devido à alta demanda por alimentos por parte da população.

“Em algum momento de nossas vidas terá de aprovar, porque a população está crescendo e há milhares de milhões de pessoas sem comida, e essa discussão em breve vai ter que superar”, disse ele.

Fonte: TDA - Brasil DE Fato

0 comentários:

Enviar um comentário