terça-feira, 15 de outubro de 2013

China Pede por uma Nova Ordem Mundial e que o Mundo Precisa ser "Des-Americanizado"

Enquanto os políticos americanos lutam parar reabrir seu governo fechado, e evitam um calote potencialmente desastroso sobre a dívida, o mundo deve considerar a "des-americanização", disse um comentário da agência oficial de notícias da China, neste domingo.

"Os políticos americanos de ambos os partidos não encontram um acordo viável para normalizar o corpo político de que tanto se vangloriam, este pode ser um bom momento para o mundo confuso começar a considerar a construção de um mundo "des-americanizado", diz a agência estatal chinesa Xinchua, durante a longa polêmica contra a hegemonia dos EUA desde a Segunda Guerra Mundial.

Acrescentou:

"Estes dias alarmantes de que os destinos dos outros estão nas mãos de uma nação hipócrita, tem que ser encerrados."

"Uma Nova Ordem Mundial deve ser posta em prática, em que todas as nações, grandes e pequenas, ricas e pobres, possam ter seus interesses fundamentais respeitados e protegidos em pé de igualdade." 

As negociações para pôr fim ao impasse orçamento mudaram-se para o Senado dos EUA, depois de a Câmara dos Representantes não conseguirem chegar a um acordo com o presidente Obama sobre o alargamento da autorização de empréstimo antes do prazo final de 17 de outubro.

Nos últimos dias, Pequim emitiu advertências e sugestões para um acordo, enfatizando os laços econômicos inseparáveis ​​que ligam as duas maiores economias do mundo.

"A estagnação cíclica em Washington para uma solução de orçamento federal viável bipartidário e aprovação do aumento do teto da dívida , deixou muitas nações em perigo com tremendos ativos em dólar, e a comunidade internacional agonizando", disse o comentário.

A China é o maior detentor de títulos do Tesouro dos Estados Unidos, por um valor total de $ 1,28 trilhões, de acordo com o governo dos EUA.

"Em vez de honrar as suas obrigações como potência líder responsável,  Washington de forma egoísta abusou da sua condição de superpotência e introduziu ainda mais caos no mundo para mudar riscos financeiros para o exterior, mas também tem alimentado as tensões regionais por disputas territoriais e guerras injustificadas realizadas com mentiras ", diz o comentário, referindo-se ao Iraque.

Acrescentou que:

"As economias emergentes devem ter maior participação nas principais instituições financeiras internacionais como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional, e propôs a criação de uma nova moeda internacional para substituir o dólar dominante dos EUA"

A China tem apenas um pouco mais de peso do que a Itália no FMI, que foi dirigido por um europeu desde sua criação em 1944.

Uma reforma de governança está sendo trabalhada há três anos, mas a sua implementação foi bloqueada pelo veto dos Estados Unidos.

Fonte: A.N.O.M. - YahooNews

0 comentários:

Enviar um comentário