segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Força Aérea de Defesa do Irã mostra sistema de radar capaz de detectar aviões clandestinos

No domingo, 22 de setembro de 2013, durante o desfile militar anual em Teerã que marca o aniversário da eclosão da 1980-88 guerra Irã-Iraque, o Irã exibiu um novo sistema indígena passiva faseada radar matriz para detectar alvos furtivos e  mísseis de cruzeiro .
Segundo a agência de notícias Fars do Irã, os sistemas de radar foi desenvolvido pelos especialistas da Khatam Base de Defesa Aérea ol-Anbia, a fim de detectar alvos em movimento rápido, em qualquer altitude e velocidade.

O sistema de radar tático foi apelidado de "Sistema de Radar silenciosa", pois atua de forma passiva: ela não emite qualquer onda radar e não pode ser detectado pelos sistemas inimigos.

Além disso, ela pode ser movida facilmente e podem ser instalados num curto espaço de tempo.

Comandante da Khatam ol-Anbia Air Defense Base de brigadeiro-general Farzad Esmayeeli disse: "O radar é capaz de detectar furtiva (radar de evasão) metas e mísseis de cruzeiro e goza de grande movimento e capacidades de mobilidade e atua em várias categorias," Fars.

Na verdade, esta não é a primeira vez que o Irã anunciou um novo sistema de radar capaz de detectar aviões radar de evasão, de cruzeiro e mísseis balísticos: Em maio de 2012, o IRGC (Revolução Islâmica Guards Corps) Aerospace Comandante General de Brigada Amir Ali Hajizadeh anunciou a 1100 km sistema de radar range, chamado Gahdir, projetado e construído para identificar alvos aéreos, aviões furtivos e satélites de baixa altitude.

Ainda assim, pelo menos de acordo com o que a Força Aérea dos EUA, recentemente divulgados em março de 2013, os radares iranianos não foram capazes de detectar o  F-22 Raptors  voando a poucos quilômetros fora de sua costa: um dos caças stealth EUA interceptaram dois  F-4 Phantoms  sem los perceber  até que o atleta lutador americano pelo rádio: "você realmente deveria ir para casa!"

Em dezembro de 2011, Teerã anunciou que o país tinha instalado radares avançados capazes de detectar veículos aéreos não tripulados (UAVs): de acordo com o que o Irã alegou, eles poderiam detectar, rastrear e  abater qualquer zangão violar seu espaço aéreo .

De qualquer forma, em dezembro de 2011, o Irã de alguma forma conseguiu capturar um  RQ-170 Sentinela  e mais tarde eles provaram ter colocado as mãos  em alguns menores ScanEagle UAVs .

Fonte: BUSINESS INSIDER - THE AVIATIONIST

0 comentários:

Enviar um comentário